quinta-feira, 4 de junho de 2009

APRENDENDO COM AS TRAGÉDIAS


Texto: - Tiago 4:13,16

“Atendei, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros. Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa. Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos como também faremos isto ou aquilo. Agora, entretanto, vos jactais das vossas arrogantes pretensões. Toda jactância semelhante a essa é maligna.”

Vocabulário

Jactância: s.f. Vaidade; ostentação; bazófia; amor próprio; arrogância.

INTRODUÇÃO: - Estamos ainda sob o impacto inicial da noticia veiculada por toda a imprensa, dando conta do desaparecimento e posterior queda do avião da Air France. O referido vôo partiu do aeroporto Tom Jobim no Rio de Janeiro, no Domingo às l9: 30 horas, com chegada prevista em Paris, no aeroporto Charles Degaule às 06h30min horas da segunda-feira. Infelizmente o avião não chegou ao seu destino!

Este trágico acontecimento leva-nos a refletir seriamente sobre a incapacidade humana de prever fatos que o possam atingir, tirando-lhe inclusive a própria vida. È fato, que muitos homens e mulheres, vivem como se fossem possuidores da vida eterna. Fazem planos e mais planos sem se importar com a vontade soberana de Deus. Ele é o único que tem o poder e a capacidade de prever o amanhã, pois tem todos os acontecimentos sob o seu controle.

Vamos relembrar aqui, algumas tragédias recentes e extrairmos lições importantes para a nossa vida material e espiritual:

Acidentes com aviões mais graves desde 1977

20 de Maio de 2009: INDONÉSIA - Um avião militar Hércules C-130 da Força Aérea indonésia incendiou-se e desfez-se parcialmente ao atingir um conjunto de casas da aldeia de Geplak, antes de mergulhar num campo de arroz a poucos quilômetros da base de Iswahyudi: 97 mortos.

20 de Agosto de 2008: ESPANHA - Um avião da Spanair pega fogo durante a descolagem no aeroporto de Madrid: 153 mortos.

18 de Julho de 2007: BRASIL - um Airbus A320 da TAM choca contra um edifício do aeroporto de Congonhas em São Paulo, deixando 199 mortos.

29 de Setembro de 2006: BRASIL – Um avião Boeing 737-800 da GOL, choca-se em pleno vôo, com um jato Legacy. Morrem 155 pessoas.

19 de Fevereiro de 2003: IRÃ - um avião militar iraniano Iliushin cai no sudeste do Irã: 275 mortos, incluindo vários oficiais da Guarda Revolucionária.

25 de Maio de 2002: TAIWAN - um Boeing 747-200 da China Airlines cai no mar, com um balanço de 225 mortos.

12 de Novembro de 2001: ESTADOS UNIDOS - um Airbus A-300 da American Airlines cai pouco depois de levantar vôo sobre o bairro do Queens, em Nova Iorque, deixando 265 mortos.

31 de Outubro de 1999: ESTADOS UNIDOS - Um Boeing 767 da egípcia Egyptair desaparece perto da costa leste dos Estados Unidos, com 217 pessoas a bordo.

26 de Setembro de 1997: INDONÉSIA - um Airbus A300 da companhia indonésia Garuda cai ao norte de Sumatra, deixando 234 mortos, aparentemente em consequência de um incêndio florestal.

12 de Novembro de 1996: ÍNDIA - colisão em pleno vôo em Nova Délhi entre um Boeing 747 saudita e um Ilyushin-76 cazaque: 349 mortos.

31 de Outubro de 1996: BRASIL – Um Fokker 100 da TAM cai logo após a decolagem sobre o bairro do Jabaquara em São Paulo. 96 pessoas morreram.

17 de Julho de 1996: ESTADOS UNIDOS - um Boeing 747 da TWA com destino a Paris cai no Oceano Atlântico depois de decolar de Nova Iorque. Um curto-circuito foi a causa da queda, deixando 230 mortos.

8 de Janeiro de 1996: ZAIRE - Um avião de carga Antonov-32 cai num mercado do centro de Kinshasa: mais de 300 mortos.

26 de Abril de 1994: JAPÃO - um Airbus A300-600 da tailandesa China Airlines cai no aeroporto de Nagoya: 264 mortos.

11 de Julho de 1991: ARÁBIA SAUDITA - Um DC-8 da companhia canadense Nationair cai após levantar vôo no aeroporto de Jidá. O acidente deixa 261 mortos.

12 de Dezembro de 1985: CANADÁ - Um DC-8 da Arrow Airlines cai após levantar vôo do aeroporto de Gandar (Terranova): 256 mortos.

12 de Agosto de 1985: JAPÃO - um Boeing 747 da Japan Airlines cai entre Tóquio e Osaka, provocando 520 mortes.

19 de Agosto de 1980: ARÁBIA SAUDITA - 300 pessoas morrem no incêndio de um "Tristar" saudita no aeroporto de Riad.

25 de Maio de 1979: ESTADOS UNIDOS - um DC-10 da American Airlines cai logo após a levantar vôo em Chicago: 273 mortos.

27 de Março de 1977: ILHAS CANÁRIAS - uma colisão entre dois Boeing 747 no aeroporto de Tenerife custa a vida de 583 pessoas. Esta continua a ser a catástrofe que provocou mais mortes na história da aviação civil.

QUE LIÇÕES PODEMOS EXTRAIR DESTAS TRAGÉDIAS?

1ª – O HOMEM NÃO DETÉM O PODER DA VIDA!

Diz o apóstolo Tiago: Que é a vossa vida?

A vida é um dom de Deus. Ele criou-nos com limitação de tempo e espaço. Não podemos estar em vários lugares ao mesmo tempo e nem tampouco podemos deter o tempo. Ao compreendermos que somos limitados, aceitando plenamente esta condição imposta por Deus, viveremos dizendo que se o Senhor quiser, iremos a tal cidade ou faremos tal coisa.

Quem embarcou neste avião, jamais imaginava encontrar a morte na viagem. Havia ali pessoas fazendo planos para suas carreiras profissionais, elaborando projetos para suas empresas, fazendo relatórios de suas atividades enquanto esteve no Brasil, gente comemorando lua de mel, gente que viajava com intuito de voltar, gente que voltava para casa! É possível, não sabemos, que havia alguém ali que estava entregando sua vida nas mãos de Deus. É possível! Infelizmente nenhum deles está vivo. Não houve sobreviventes neste acidente. Uma força da natureza impediu que todos continuassem com seus planos.

2ª – NÃO SE PODE CONFIAR CEGAMENTE NAQUILO QUE O HOMEM CRIOU!

É muito comum ouvirmos explicações de autoridades ou pessoas comuns, logo após uma tragédia. Foi falha humana é a explicação mais comum em todos estes acontecimentos.

Parece que desta vez, há algo diferente nas explicações. Ninguém sabe ao certo se foram as nuvens chamadas de CUMULUS NIMBUS OU RAIOS.
Surpreendentemente agora surge uma nova explicação que aponta para falha nos equipamentos responsáveis por aferir a altitude e também a velocidade. Dizem os especialistas, que se a aeronave atravessar uma zona de grande turbulência, abaixo da altitude e velocidade recomendadas, pode sofrer avarias estruturais que somadas a outros fatores, podem levar à queda. Dizem que o avião é o meio de transporte mais seguro que existe. Contudo é uma maquina projetada pelo homem que é falho. Se confirmada a falha dos instrumentos, fica claro que nós só podemos confiar em Deus. Este nunca falha!

Diz o profeta Jeremias: “Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do Senhor.” (Jeremias 17.5)

3ª – É PRECISO ESTAR PREPARADO PARA A ETERNIDADE

Todos nós um dia morreremos! A bíblia diz na carta aos Hebreus que “Aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois disto, o juízo.” (Hebreus 9.27). Sabendo que somos limitados no tempo e no espaço, devemos cuidar do bem mais precioso que existe no homem, que é a sua alma. A certeza de uma eternidade com Deus é resultado de uma vida preparada para a morte.

Pergunta-se: Como poderei me preparar para a morte se eu penso em viver? Aí esta o grande dilema do homem, nesta terra. Ele quer continuar vivendo sem pensar na morte, procurando gozar a vida intensamente, esquecendo-se que a vida pertence a Deus. Ele a toma no momento em que quiser, sem precisar perguntar ao homem se deseja partir naquele momento.

Só tendo Jesus como Senhor e Salvador pessoal é que podemos viver a vida intensamente, sabendo que se a morte atravessar o nosso caminho iremos de imediato para os braços de Deus.

CONCLUSÃO: - Você está preparado para partir? Se não está, receba o Senhor Jesus como seu Salvador e você terá esta certeza. Você poderá partir para qualquer lugar do mundo, se não chegar ao seu destino, certamente você chegará ao Céu!



Pr. Ubirajara Quintino
Igreja Evangélica Presbiteriana Ebenézer - Americana - SP