quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

COMO DEVEM SE COMPORTAR OS MEMBROS DE UMA COMUNIDADE CRISTÃ


Texto: - Romanos 16:1-20

INTRODUÇÃO: - Para um leitor despercebido, o capítulo 16 de Romanos, nada mais é do que uma saudação do apóstolo S.Paulo, dirigida à igreja em Roma. Realmente, o texto é considerado e chamado de “a pequena epístola”, por se tratar de carta, somente com saudações e agradecimentos pela cooperação na obra do evangelho, endereçadas a muitos dos membros desta igreja, na capital do império Romano. Segundo estudiosos, esta pequena porção foi acrescentada à epistola formando o capítulo 16, depois da viagem de Febe à Roma, onde tudo indica que ela foi a portadora da carta que Paulo escrevera àquela igreja.

Contudo, ao examinarmos com cuidado este escrito, podemos dele extrair, preciosas recomendações, para o comportamento dos membros de uma igreja, também nos dias atuais.

Vamos a eles:

1- Como Febe, todo cristão deve estar disposto a servir a igreja. (v. 1)
2- Que com este “servir”, torne-se confiável e recomendável (v.1)
3- Que como Febe, seja hospitaleira (o) (v.2)
4- Que como Priscila e Áquila, estejam dispostos a dar a própria vida em defesa do evangelho. (v.3,4)
5- Que como Epêneto, sejam firmes e constantes (v.5)
6- Que como Maria, trabalhem e não dêem trabalho (v.6)
7- Que como Andrônico e Júnia, sejam companheiros e amigos verdadeiros, nos momentos mais difíceis da igreja (v. 7)
8- Que como Apeles, sejam aprovados em Cristo (v. 10)
9- Que como Rufo, sejam nascidos de novo (. 13)
10- Que como Filologo, Júlia, Nereu e Olimpas, sejam “santos” (v.15)
11- Por último, que estejam dispostos a obedecer a Cristo e seu evangelho, afastando-se dos que andam de forma desordenada (v.17-20)

Conclusão: - Você pode imaginar a alegria com que Paulo escreveu esta carta? Não há nela na sua parte final, nenhuma palavra de tristeza, desapontamento ou correção, que se referisse a um de seus membros sequer. Que bom se toda igreja fosse como esta! Embora formada por pessoas imperfeitas, nosso alvo é buscar a perfeição em Cristo, mesmo estando no meio de uma geração corrupta e perversa.

Sermão proferido por ocasião do quadragésimo segundo (42) aniversário da 1ª Igreja Batista em São João Clímaco, São Paulo - SP.

Pr. Ubirajara Quintino.
Igreja Evanélica Presbiteriana Ebenézer

Nenhum comentário:

Postar um comentário