segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

QUANDO A CRÍTICA É BEM VINDA!


“Pobreza e afronta sobrevém ao que rejeita a instrução, mas o que guarda a repreensão será honrado. Pv. 13:18.”

Como você reage às críticas? Esta é uma pergunta que na maioria das vezes, não gostamos de responder. Estamos sempre dispostos a dar razões porque não aceitamos que outras pessoas interfiram em nossas relações cotidianas.

Nem toda crítica tem o objetivo de nos destruir! Há sim ocasiões, em que precisamos ouvir atentamente, nossos interlocutores ou pessoas amigas, que nos repreendem e nos criticam objetivando o nosso bem. Quando isso se dá, podemos considerar a crítica, como uma crítica construtiva. É bem diferente quando notamos que o objetivo de uma determinada palavra de repreensão ou uma crítica, vem somente com o propósito de nos magoar, desanimar, destruir os nossos projetos, atrasar nossos compromissos ou mesmo fazer com que desistamos de tudo o que estamos a realizar. Esta é a crítica destrutiva, que não vem para acrescentar nada à nossa vida!

Quando olhamos para a palavra de Deus, sempre nos deparamos com palavras que por vezes não nos soam bem aos ouvidos, por serem palavras fortes de repreensão. O objetivo da palavra de Deus, não é destruir, mas sim acrescentar algo às nossas vidas ou recolocar-nos no caminho certo. Se pararmos para pensar um pouco, a Bíblia contém muitas críticas construtivas, que às vezes rejeitamos!

Não seria à hora de reavaliarmos a forma como reagimos às críticas? Será que quando somos repreendidos pela palavra de Deus, não estamos reagindo de forma hostil, como se isto representasse para nós uma crítica destrutiva. O texto bíblico acima citado leva-nos a refletirmos com maior seriedade, quantas vezes temos rejeitado a instrução e repreensão. Deus usa não somente a sua palavra, como também seus servos que estão ao nosso redor, pode usar até uma criança para nos criticar, tendo como objetivo a nossa edificação na vida secular e espiritual. A pobreza referida no texto, não se trata de pobreza material, mas espiritual!

Devemos fugir da crítica destrutiva, mas atentar com carinho para aquelas palavras que ditas por outros, servem para nos fortalecer em nossa caminhada rumo à eternidade! A crítica construtiva dá vida e traz junto com ela sabedoria e honra quando a aceitamos.

Finalizando quero citar as palavras do sábio Salomão, escritas no livro de Provérbios: "Os ouvidos que atendem à repreensão são salutares, no meio dos sábios têm a sua morada. O que rejeita a disciplina menospreza a sua alma, porém o que atende a repreensão adquire entendimento."Pv. 15:31-32.



Pr. Ubirajara Quintino
Igreja Evangélica Presbiteriana Ebenézer

Nenhum comentário:

Postar um comentário