segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

QUAL A AÇÃO DA FÉ EM NÓS?


Texto: Hebreus 11:1-40; 12:1-3.


A FÉ NOS FAZ:


ENTREGAR – Tudo o que temos ou somos – v.4


Muito se tem falado e escrito a respeito do texto que relata a oferta de Abel e a oferta de Caim. Alguns dizem que Deus não recebeu a oferta de Caim, por tratar-se de frutos da terra e não de um animal, como ofereceu Abel. Particularmente não vejo diferença entre a oferta de um e de outro, pois mais adiante já no período da Lei, havia o oferecimento dos frutos da terra, como oferta ao Senhor.


O que nos chama a atenção neste episódio é que Abel veio totalmente resignado perante Deus, fez uma oferta que se constituiu numa completa entrega a Deus dos seus bens e de si mesmo. O que se deduz é que Caim era do maligno e não havia sinceridade no que ofertava, pode ser que a oferta foi um tipo de competição com seu irmão, para ver quem apresentava a melhor oferta diante de Deus. Não havia um coração quebrantado, não havia uma entrega total! Há um paralelo no Novo Testamento, no livro de Atos capítulo cinco (5), no episódio de Ananias e Safira. Perceba que Deus não aceitou a "oferta", pois foi oferecida com o intuito de causar boa impressão nos demais membros da comunidade a que pertenciam em face de outras contribuições dadas por pessoas que vendiam suas propriedades e traziam o produto da venda, depositando-o aos pés dos apóstolos. Tivesse Caim aparecido diante de Deus totalmente resignado e este teria aceitado sua oferta também.


Abel está na galeria dos heróis da fé, por causa da sua atitude de total entrega. Isto é Fé!


AGRADAR – Andando em comunhão com Deus. v.5


O que a Bíblia relata acerca da vida de Enoque? Praticamente nada! Por isso especular a respeito do que fez Enoque para constar da galeria dos heróis da fé é temerário. Olhando pelo aspecto dos dias atuais, não haveria nada que justificasse este homem ser chamado de herói da fé, principalmente se o analisarmos sob a ótica da Teologia da Prosperidade, Confissão Positiva e a pregação do triunfalismo da fé na Fé!


Mas então o que fez este homem? A Bíblia responde: "Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si." (Gênesis 5:24); "Pela fé, Enoque foi trasladado para não ver a morte; não foi achado, porque Deus o trasladara. Pois, antes da sua trasladação obteve testemunho de haver AGRADADO a Deus." (Hebreus 11:5). O livro do profeta Amós nos traz uma pergunta intrigante: "Andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo?" (Amós 3:3). Creio que a comunhão deste homem com Deus foi uma comunhão perfeita a ponto de Deus o tomar para si. Existe uma frase colocada em adesivos que me chama a atenção. "Diz a frase: 'Andar com Jesus no peito é fácil, difícil é ter peito para andar com Jesus." Andar com Deus para agradá-lo, só quando se morre totalmente para o mundo e os seus prazeres passageiros e vive-se totalmente para o louvor de sua glória. Isto é Fé!


SERVIR - Quem se entrega e agrada a Deus, passa a servir aos outros. v.7


Noé é outro que está citado nesta galeria dos heróis da fé. Por quê? Porque creu na palavra de Deus, não para obter proveito próprio, mas para salvar o maior número de pessoas que dessem crédito à sua pregação. Noé falou de uma chuva torrencial que haveria de cair sobre a terra, inundando-a a ponto de destruir todo o ser vivente que não estivesse na arca. Foi tido como louco! "É como nos dias atuais, em que pregar a volta de Jesus, afronta os falsificadores da Palavra" que desejam vida longa e eterna para os que os ouvem. Pensam que Jesus não voltará, pois isto atrapalharia seus planos mirabolantes de riqueza; na concepção deles é bom não falar disto é coisa de louco, de quem está alienado do tempo presente! Noé creu na Palavra de Deus: "Pela fé, Noé divinamente instruído acerca dos acontecimentos que ainda não se viam e sendo temente a Deus, aparelhou uma arca para a salvação de sua casa; pela qual condenou o mundo e se tornou herdeiro da justiça que vem da fé." (Hebreus 11:7). Crer na Palavra de Deus, para aguardá-lo, proclamando a salvação, isto também é Fé!


OBEDECER – Quem é servo obedece. v. 8


Abraão é chamado de o "Pai da Fé". Como se chega a este ponto de ser chamado "Pai da Fé"?


Sua trajetória começa com a chamada de Deus para que ele saísse de sua casa e da casa de sua parentela, "para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber para onde ia". (Hebreus 11:8).


Nos dias atuais parece que os papéis se inverteram: São os homens que determinam e Deus deve obedecê-los naquilo que determinam! Não aceitam mais a vontade de Deus; a vontade que tem de prevalecer é a minha! A oração do "Pai Nosso", modelo de oração que Jesus deixou para os seus discípulos, já não faz sentido para muitos nos dias de hoje, pois por suas atitudes já não são mais de servos e sim de "senhores", já que não aceitam as circunstâncias provindas de Deus (eu não aceito esta doença, este desemprego, pagar aluguel, não ter um automóvel e etc.) e ainda passam a dar ordens no "mundo espiritual" para que as coisas aconteçam. São servos tais homens? Servo veio para servir, obedecer, seu Senhor, no nosso caso, o nosso Deus. Jesus foi nosso maior exemplo de obediência. Paulo escreve na sua carta aos Filipenses dizendo o seguinte: "Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até a morte e morte de cruz." (Filipenses 2:5-8)


RECEBER – Quem obedece recebe promessas. v.11


Sara e Abraão não tinham um filho legitimo. O anseio do velho patriarca era deixar descendência para a posteridade. O fato de Sara entregar a Abraão sua serva Agar para que este a possuísse mostra a ansiedade de ambos com sua descendência!


Deus nos mostra que não é preciso torturar-se por algo que nos é necessário. Enquanto fazemos a sua vontade ele vai acrescentando à nossa vida material o que precisamos.


O Salmo 127 deixa-nos uma lição do cuidado de Deus para conosco, quando o salmista diz que "Inútil vos será levantar de madrugada repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes; aos seus amados ele o dá (o pão, a subsistência, o abrigo, o vestuário, a descendência, a restauração da saúde e tudo mais que for necessidade nossa, sem que lho pedimos!) enquanto dormem." (Salmo 127:2). Quem dorme está apto a fazer algum pedido? Creio que não! Isto mostra que a oração é um meio para que saibamos a vontade de Deus para as nossas vidas e não um muro de lamentações, onde só apresentamos necessidades puramente materiais esquecendo-nos do mais importante que é "Buscai em primeiro lugar o reino de Deus e sua justiça e estas coisas vos serão acrescentadas." (Mateus 6:33). Sem que lhes pedissem um filho, Deus faz uma promessa a Abraão, cumprida mais tarde, quando já não havia mais a possibilidade humana para que tal fato acontecesse! Obedecer, isto também é fé.


OFERECER – Quem recebe promessas, as oferece a Deus. v.17


Abraão recebe a promessa de Deus, vê o cumprimento desta promessa e depois é colocado à prova. Será que realmente amamos a Deus a ponto de oferecer a ele o que nos é mais precioso? Abraão demonstra não só o seu amor por Deus como também a sua total obediência e dependência dele, rumando para o monte Moriá onde ofereceria seu único filho em sacrifício a Deus! Apanhado de surpresa ao ver a lenha, o fogo e o cutelo, o rapaz pergunta para seu pai: Onde está o cordeiro? A resposta: O cordeiro para si Deus proverá!(Genesis 22:8). Deus nos mostra o seu infinito amor, quando nós ainda pecadores perdidos, ofereceu seu único filho para morrer em nosso lugar para nos perdoar das nossas transgressões e no dar a certeza da vida eterna! Por que então nos recusamos oferecer a Deus, aquilo que ele nos dá? É dele! Portanto ao oferecermos algo a Deus, como resultado de suas promessas, na realidade não estamos oferecendo e sim devolvendo a ele aquilo que lhe pertence por direito!


Jó, homem temente a Deus, soube expressar o seu sentimento, quando através de mensageiros tomou conhecimento das tragédias que se abateram sobre seu gado, seus servos e seus filhos. Disse ele: "Nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei; o Senhor o deu e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor!" (Jó 1:21). Ao expressar-se assim, reconhecia a soberania de Deus e o direito que ele tinha em pedir de volta aquilo que é seu!


Abraão soube entender isto e ofereceu Isaque, ainda que não concretizasse o sacrifício, ficou claro que ele não estava preso ao que Deus lhe havia dado. O Senhor deu o Senhor poderia querer de volta o que havia dado. Isto também é fé!


ABENÇOAR – Quem oferece promessas, abençoa a outros. v.20


Isaque é o filho da promessa! Portanto Isaque é a promessa de Deus para a vida de Abraão, que sem questionar o ofereceu a Deus. Como resultado de sua obediência, o Anjo do Senhor bradou do céu a Abraão e disse: "Jurei, por mim mesmo, diz o Senhor, porquanto fizeste isso e não me negaste o teu único filho, que deveras te abençoarei e certamente multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus e como a areia da praia do mar; a tua descendência possuirá a cidade dos seus inimigos, nela serão benditas todas as nações da terra, porquanto obedecestes à minha voz." (Genesis 22:15-18).


Isaque podia abençoar sua descendência, como resultado da benção de Deus na vida de seu pai!


Quem oferece promessas é abençoado e pode abençoar a outros! Isto também é fé!


RECUSAR – Quem é abençoado, recusa prazeres terrestres. V.24


Moisés só viveu porque Deus permitiu! O nascimento de Moisés deu-se em meio a um momento de grande perseguição por parte do Faraó, não permitindo que os meninos nascidos dentre os Hebreus, sobrevivessem para aumentar ainda mais o número deles no Egito. A benção de Deus é vista no fato de que o plano elaborado para sua sobrevivência concretiza-se quando a filha do Faraó vem banhar-se nas águas do Nilo e encontra o menino dentro de um cesto de junco as margens do rio.


Moisés tem então a oportunidade de crescer e ser educado em toda a ciência do Egito, o que mais tarde vai se mostrar valioso, até o ponto que Deus intervêm nesta trajetória, mudando o curso da história daquele jovem, forçado a fugir para o deserto, abandonando os prazeres do Egito e mais tarde preferindo ser maltratado com o povo de Deus a usufruir prazeres transitórios do pecado! (Hebreus 11:25).


O evangelista João assim expressou-se em sua carta: "Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procedem do Pai, mas procede do mundo. Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente." (I João 2:15-17). Moisés não amou o "mundo", recusou-se amar o "mundo", mas permanece para sempre, aguardando a manifestação dos filhos de Deus em glória! Recusar o desejo exagerado de bens materiais (concupiscência), recusar o afago do mundo, recusar a glória que o mundo oferece e humilhar-se ante a potente mão de Deus, isto também é fé!


ABANDONAR – Quem recusa prazeres terrestres abandona o passado. v.27


Moisés abandonou o Egito, símbolo do passado de escravidão para o povo de Deus, embora não para ele, preferindo tornar-se um igual aos seus irmão, como se ele mesmo tivesse vivido como escravo, para rumar para uma terra que não conhecia, mas que era promessa de Deus, de liberdade e de prosperidade!


Deus nos tem resgatado da escravidão e da maldição do pecado (Egito) chamando-nos para morar em uma nova terra, o céu, que agora não vemos, mas sabemos com certeza que ele nos espera. Moisés permaneceu firme como aquele que vê o que é invisível e nós devemos permanecer firmes também na esperança da Jerusalém eterna! Isto também é fé!


CELEBRAR – Quem abandona o passado celebra a libertação. v.28


Quando o povo estava prestes a deixar o Egito, celebraram a Páscoa e o derramamento do sangue, para que o exterminador não tocasse nos primogênitos dos israelitas.


A nossa páscoa verdadeira é Jesus, que derramou seu sangue por nós e deu-nos libertação do pecado (passado, Egito) não permitindo que o maligno tocassem em nós, assim como o anjo da morte não tocou nos primogênitos dos hebreus, por causa do sangue nos umbrais das portas! Celebramos sempre e com muita freqüência esta libertação (Santa Ceia). Isto também é fé!


SUPORTAR – Quem celebra a libertação suporta a provação. vers. 37, 38, 39 e 40.


Fé não é somente celebração e vitória é também provação! O texto nos diz que muitos pela fé "foram torturados, não aceitando seu resgate, para obterem superior ressurreição; outros, por sua vez, passaram pela prova de escárnios e açoites, sim até de algemas e prisões. Foram apedrejados, provados, serrados pelo meio, mortos a fio de espada; andaram peregrinos, vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, afligidos, maltratados (homens dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, pelos montes, pelas covas, pelos antros da terra. Ora, todos estes que obtiveram bom testemunho por sua fé não obtiveram contudo, a concretização da promessa, por haver Deus provido coisa superior a nosso respeito, para que eles, sem nós, não fossem aperfeiçoados." (Hebreus 11:37-40).


Passar por diversas provações como se coisa estranha nos acontecesse (I Pedro 4:12-19) e suportá-las com a ajuda de Deus, isto também é fé!


PERSEVERAR – Quem suporta a provação persevera na santidade. 12:1


Quem suporta as provações, persevera na santidade. Diz-nos o escritor aos Hebreus: "Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas (os heróis da fé, citados no cap. 11) desembaraçando-nos de todo o peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos com perseverança, a carreira que nos está proposta,"
(Hebreus 12:1). Perseverar na santidade, isto também é fé!


OLHAR – Quem persevera na santidade é porque está olhando somente para Jesus! 12:2Só podem perseverar na santidade, aqueles que estão vendo o que é invisível e "olhando para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus." (Hebreus 12:2)


CONCLUSÃO:- Esta é a sua fé?


Pr. Ubirajara Quintino

Pastor Titular da Igreja Evangélica Presbiteriana Ebenézer na cidade de Americana – SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário