segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Armadura de Deus

Texto Base: Efésios 6:10-20.

Como todo bom cristão, desde muito cedo, lemos e aprendemos sobre o texto de Efésios 6:10; porém, muitas verdades contidas ali, na maioria das vezes, nos passam desapercebidas.

Criou-se quase que um misticismo em torno deste texto, pelo fato de testificar acerca do mundo espiritual, e de como é a sua interação no mundo material. E é justamente por isso, que propomos esta reflexão tendo por tema: “A armadura de Deus”.

Efésios 6:10-12 diz:

"Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes."

Algumas palavras nestes versos nos chamam atenção, e nossa definição será erigida em cima destes vocábulos.

FORTALECIDOS no original grego ENDUNAMOO que quer dizer: ser forte, revestir-se com força, fortalecer; receber força, ser fortalecido, crescer em força.

FORÇA quer dizer: poder: forte com grande poder; uma ação poderosa, um obra de poder.

É interessante, como o autor da epístola aos Efésios coloca a palavra REVESTIR, que quer dizer: entrar numa (roupa) , vestir-se. Denotando a responsabilidade individual de cada um em se preparar.

Paulo, também fala sobre a nossa luta: “porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne...”; aqui o apóstolo usa um vocábulo interessante – PALE, que quer dizer: luta romana (competição entre dois, no qual cada um se esforça para derrubar o outro, e que é decidido quando o vencedor é capaz de manter seu oponente no chão com seu braço sobre o seu pescoço).

Observe que antes de falar sobre a luta, Paulo escreve sobre “poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo”. Essa frase traz uma idéia de: causar ou fazer ficar de pé, colocar, pôr, estabelecer.

É fantástico o paralelo que Paulo traça entre a luta romana e a batalha do cristão. O autor, ainda comenta, sobre os oponentes daqueles que são filhos de Deus: “... os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celeste”.

O apóstolo aqui sinaliza de onde vem e quem são os verdadeiros “INIMIGOS” do Cristão. Exemplo disso, está em Daniel 10.

Paulo denomia este mundo de tenebroso: da ignorância a respeito das coisas divinas e dos deveres humanos, e da impiedade e imoralidade que a acompanha, junto às suas misérias conseqüentes no inferno; pessoas nas quais a escuridão se torna uma realidade que as governa.

Em meio a tudo isso, nós que estamos em Cristo nos portamos como um diferencial, não apenas de modo individual, mas coletivo. Ou seja, é nossa responsabilidade agirmos como soldados, e partir para a batalha com autoridade e convicção daquilo que somos, e de onde vem nosso Poder.

“Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno”. I Jo 5:19

Pr. Paulo Fernandes
Igreja Evangélica Presbiteriana Ebenézer - Araçatuba - SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário