sábado, 20 de novembro de 2010

Discípulos????????????


Você alguma vez parou para meditar na definição da palavra: DISCÍPULO?
Digo isso, pois no meio cristão é comum ouvir a afirmativa: - Sou um discípulo de Cristo! Contudo, nem todos os que proferem tal proposição são o que dizem ser, ou ao menos sabem o que isso significa.
É interessante notar a hipocrisia “evangeliques” de nossos dias, dizendo ser algo que nem em seus devaneios mais longínquos conseguem ser. A superficialidade de estar atrelado a códigos de condutas e fundamentos preconceituosos tem substituído o verdadeiro “Espírito do Evangelho”.
Ser discípulo é antes de qualquer coisa ser “IMITADOR”. Ou seja, seguir o modelo, os passos de quem está se propondo seguir. Em nosso caso Jesus Cristo! 
Partindo desse princípio temos assunto para escrevermos uma biblioteca, visto que o exemplo deixado pelo Mestre é vasto e envolvente, no entanto, gostaria de citar apenas a base do todo trabalho de Jesus; o Amor!
O amor de Cristo pelas pessoas era algo fantástico, e repousava sob os verdadeiros necessitados e os que exerciam o interesse de conhecê-lo.
Um dos textos mais confrontantes que a Bíblia nos relata acerca de Jesus encontra-se em Mateus 9:
E percorria Jesus todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades. Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor. E, então, se dirigiu a seus discípulos: A seara, na verdade, é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara.” (35-38).
Existem duas palavras neste texto que sobressaltam aos nossos olhos: Compadecer – no original grego é: ser movido pelas entranhas.
A outra é: Mande – no original grego é: expulsar, expelir, mandar sair; com noção de violência.
Observe a profundidade desse texto. O autor aqui escreve que o envolvimento de Jesus com as pessoas era visceral, assim como a urgência suscitada pelo mesmo, a de enviar ceifeiros.
Ser discípulo de Jesus é isso, é atender a esse chamado de urgência e se comprometer de maneira visceral.
A palavra multidão aqui no grego original é: povo comum, como oposto aos governadores e pessoas de importância; com desprezo: a multidão ignorante, o populacho.
É interessante notar que o apelo e envolvimento de Jesus eram com os desacreditados, com pessoas que não esperavam mais nada da vida, mesmo que fossem pessoas de posses eram frustradas e depreciadas.
Em outro texto Jesus diz: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.” Mt 11:28.
Cansados aqui é ato de bater no peito com aflição, tristeza; surra! Jesus chama aqueles que ja apanharam muito da vida e se encontram em sobrecarga, essa é a multidão que seguia Jesus. Porém, os “discípulos” de hoje não se preocupam com isso, não se importam com os cansados, até mesmo porque na maioria das vezes esse “discípulo” também esta cansado e se escondando por trás de desencargos de consciência. Existem pessoas ai fora sedentas, precisando serem acolhidas e o que temos feito?
Quero terminar esse texto com uma musica cuja autoria é de jovens internos da Fundação Casa de Araçatuba, leia e medite nessa letra e depois responda se você é ou não é um discípulo de Cristo?

Por trás dos muros

Por trás dos muros de uma prisão
Existem homens que vivem com a solidão
Por não conhecerem o Amor de Deus
Que é tudo na vida

Muitos irmãos não tem coragem de chegar
Até uma cadeia para evangelizar
À pessoas que precisam do Amor de Deus
Que é tudo na vida

Eu digo isso, porque também estava lá
E passei por tudo aquilo que você imaginar
Era difícil mais ali eu encontrei
A Palavra de Jesus
E do inferno me Salvei

Cabe a mim e também a você
Levar a eles essas Palavras de Poder
Palavras que podem os teus problemas resolver
E fazer de marginais homens descentes nascer.
 Jovens Fundaçãos Casa.

É facil criticar, não dá trabalho, porém, fazer alguma coisa denota tempo, dinheiro e abnegação, coisa que muitos nem sabem o que significa...


Pr Paulo Fernandes
I.E.P.E Araçatuba – SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário