sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

NÃO ABRA A PORTA DE TUA CASA, PRECIPITADAMENTE


Texto: - 2 Reis 20:1-21

Introdução: - Você já percebeu quantas vezes agimos precipitadamente?. Creio que neste exato instante, você está dizendo: Já perdi a conta!. Algumas pessoas, por serem “pura emoção”, não atentam para cuidados essenciais na hora de tomarem uma decisão, seja esta relacionada à família, negócios, estudos, vida cristã, mudanças, amizades e etc. Vamos logo tomando decisões sem pensar ou consultar alguém, depois vem o arrependimento. Lembro-me agora de um sermão que dizia o seguinte: “Nunca faça ou fale nada de cabeça quente, pois você poderá se arrepender e aí será tarde demais.” Pois bem, a precipitação em tomar atitudes, poderá mais a frente nos custar caro.

Neste texto que temos proposto acima, vemos um homem de Deus, precipitando-se numa atitude, aparentemente inofensiva a ele e aos seus familiares, bem como aos seus súditos, o povo de Judá.

O que tem receber na minha casa os meus amigos?. Ezequias poderia ter argumentado com Isaías, quando este indagou quem eram os homens que estavam em sua casa (ver. 14) e o que eles tinham visto. ( ver. 15) Parece sem sentido a admoestação do profeta dirigida ao rei. Que problema teria mostrar todos os tesouros dentro do palácio aos amigos babilônicos, que souberam de sua doença e também de sua recuperação, honrando-o com aquela nobre visita?.
Precipitou-se Ezequias, por que não sabia das reais intenções de Merodaque-Baladã. Vamos aos fatos:

QUEM ERA MERODAQUE-BALADÃ?.

Ele era um rei babilônico, que governava um distrito caldeu, o de Bit-Yakin, ao norte do golfo Pérsico. Seu nome tinha a associação com o deus babilônico Marduque. Marodach ou Merodaque era a adaptação hebraica desse nome. Merodaque significa “rei dos deuses”. Só por este detalhe, já era suficiente para que Ezequias, não mantivesse com ele estreita relação de amizade ou comunhão, a ponto de abrir as portas de sua casa aos seus mensageiros. Não que devamos nos isolar, mas analisar bem se aquela amizade é conveniente!.

O QUE MERODAQUE-BALADÃ PRETENDIA, AO PRESENTEAR EZEQUIAS?.

Nós podemos até responder de forma bem simples: Veio presentear um amigo que estava doente e agora tinha se restabelecido, certo?. Errado!.

Esta amizade, não estava baseada em laços de sinceridade. Por traz de tudo estava o interesse político deste homem sagaz.

Merodaque-Baladã estava tramando uma armadilha para Ezequias. Ao presenteá-lo, seu intento era trazer o reino de Judá, para uma insubordinação militar contra Senaqueribe, o rei da Assíria.

Ele sabia que tempos antes, Ezequias tinha se rebelado contra o pagamento de tributos, tributos estes resultantes dos pecados cometidos por Acaz seu antecessor, subjugado que fora por Tiglate-Pileser, rei da Assíria. (2 Cr 28:16-25). Este ato de Ezequias, que mais tarde resultaria no cerco de Jerusalém (2 Cr 32:1-23), encorajou Merodaque-Baladã a também rebelar-se contra o rei da Assíria, auto proclamando-se imperador da Babilônia, reino que estava subjugado pelos assírios. Contudo ele não queria enfrentar sozinho esta guerra. Lembrou-se de Ezequias, fragilizado por uma enfermidade de origem divina. Arquitetou logo um plano, que envolvia o envio de embaixadores e presentes para tocar o coração de Ezequias. Sem vigiar, Ezequias abriu as portas de sua casa, aos “amigos visitantes”.

NÃO PODEMOS NOS EXPOR.

“Que viram em tua casa? Viram tudo quanto há em minha casa; coisa nenhuma há nos meus tesouros que eu não lhes mostrasse”. Ver. 15

• Não podemos permitir que os segredos de nossa alma sejam desvendados por quem não tem santidade suficiente para conhecê-los e respeitá-los.

• Não podemos abrir as portas da nossa casa para as visitações babilônicas, cada vez mais freqüentes e sutis.

• Devemos ter cuidado com a comunicação virtual, onde a realidade e a fantasia se misturam com muita facilidade.

• Não faz muito tempo, para entrar na intimidade de alguém era preciso apresentar-se, enfrentar os olhos nos olhos, relacionar-se... Esse tempo já passou.

• Hoje é possível invadir e ser invadido sem o constrangimento de encarar.

• A tela de um computador aceita tudo, sem cobrar pedágio e, assim, as riquezas de muitos filhos de Deus têm sido conhecidas e cobiçadas por amizades virtuais cujos “Nick names” bem poderiam ser “Merodaque-Baladã”.

• Jerusalém já está sendo invadida. Já é alarmante o número de casais separados, inclusive pastores, pelos adultérios virtuais, aqueles que começam numa conversa inocente via Internet e terminam na velha cama da infidelidade.

• Nossos filhos estão aprendendo a linguagem de Babilônia com horas e horas de visitação diária diante de uma tela de computador ou TV.

• E, como “as más conversações corrompem os bons costumes” (I Co 15:33), já são incontáveis os que perderam a pureza, a virgindade e a inocência e, embora muito jovens, já estão feitos eunucos nos palácios de Babilônia, marcados pela escravidão do pecado.

• E onde tudo isso começou?.

• Em pais desatentos, em Ezequias que não conseguem olhar além de seus próprios umbigos, que não querendo parecer radicais ou antiquados, aceitaram a presença das comitivas de Merodaque-Baladã e, inocente ou inadvertidamente, expuseram ao diabo suas maiores riquezas.

• É hora de tomarmos posição e frearmos esta invasão traiçoeira de nossa intimidade.

• É hora de fecharmos as portas e rejeitarmos os presentes sedutores do mundo.

• É hora de controlarmos o que nós e os nossos filhos vemos através das “windows” de nossa casa.

• É hora também de bloquearmos as informações que Babilônia rouba de nossa intimidade, impedindo que nossa alma seja exposta ao inimigo.

CONCLUSÃO: - Muitas vezes recusamos receber “anjos em casa” como nos diz o escritor aos Hebreus, que muitos sem saberem hospedaram anjos em suas casas, mas recebemos visitas ímpias, pessoalmente ou através das mídias, rádio, televisão ou internet, cujo único objetivo é nos levar para uma revolta ou insubordinação contra Deus.

Vigiemos! Que a porta de nossa casa, se abra somente para aquele que diz assim: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele comigo”. (Ap 3:20).


Pr. Ubirajara Quintino
Igreja Evangélica Presbiteriana Ebenézer

Nenhum comentário:

Postar um comentário