sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

QUE RECEBEREMOS?


Texto: - Marcos 10:23-31

Introdução: - A pergunta que nos propõe o texto nos leva a refletir sobre alguns pontos da vida e caminhada cristã. Quero aqui com este sermão analisar biblicamente, a multidão que sempre seguiu a Jesus durante o seu ministério e fazer um paralelo com os discípulos dos dias atuais.

Porque seguem a Jesus?. Suas motivações são de acordo com a palavra de Deus?. São todos chamados para seguir o mestre?. O que esperam receber de Deus?. São estas e outras perguntas, que vamos procurar responder de forma breve através deste sermão.

1 – NEM TODOS OS QUE ESTAVAM NO MEIO DA MULTIDÃO, TINHAM SIDO CHAMADOS PELO MESTRE, PARA FAZER PARTE DE SEU MINISTÉRIO AQUI NA TERRA!.

No capítulo 6 do evangelho de João, nós vemos uma grande multidão seguindo Jesus, não por que acreditassem ser ele o Messias, embora o tivessem dito (Jo 6:14), mas porque “... tinham visto os sinais que ele fazia na cura dos enfermos”. (Jo 6:2). Logo no outro dia, esta mesma multidão, deslocou-se por vários lugares até encontrarem Jesus “E, tendo-o encontrado no outro lado do mar, lhe perguntaram: Mestre, quando chegaste aqui?. Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: vós me procurais, não porque vistes sinais, mas porque comestes dos pães e vos fartastes. Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela que subsiste para a vida eterna, a qual o Filho do Homem vos dará; porque Deus, o Pai, o confirmou com o seu selo.” (Jo 6:25-27)

Esta é a parte da multidão, que não fora chamada especificamente por Jesus, mas fora atraída pelos benefícios materiais proporcionados por ele enquanto pregava a mensagem da chegada do Reino de Deus. Disse Jesus a esta multidão, que ele tinha um outro pão, referindo-se a si mesmo como o Pão da Vida, mas como eles não foram chamados, não podiam compreender este mistério. (Jo 6:31-45). Ainda hoje há uma grande multidão, que não foi chamada por Jesus, mas que ainda assim lota as igrejas esperando receber algum benefício material para depois deixá-lo, ficando só os chamados. (Jo 6: 48-69).

2 – ALGUNS HÁ QUE SE OFERECERAM PARA SEGUIR A JESUS, COMO O SEU MESTRE!.

No capítulo 8 do evangelho de Mateus, nós vemos uma outra parte da multidão que seguia a Jesus.

O texto nos revela o seguinte: "Vendo Jesus muita gente ao seu redor, ordenou que passassem para a outra margem. Então, aproximando-se dele um escriba, disse-lhe: Mestre, seguir-te-ei para onde quer que fores. Mas Jesus respondeu: As raposas têm seus covis, e as aves do céu, ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça. E outro dos discípulos lhe disse: Senhor, permite-me ir primeiro sepultar meu pai. Replicou-lhe, porém, Jesus: Segue-me, e deixa aos mortos o sepultar os seus próprios mortos" ( Mt 8:18-22).

Analisando o texto, encontramos duas situações distintas. Primeiro, aparece alguém dentre a multidão, no caso aqui um escriba, oferecendo-se para ser discípulo do Mestre Jesus. O que esperava receber em troca, este escriba? Certamente, ele não estava ali por causa dos alimentos que Jesus multiplicara. Ele estava pensando em algo mais duradouro, como por exemplo, uma casa. É isto que nos sugere o texto, a partir da resposta dada por Jesus a ele.

Homem observador que era, esperava que Jesus viesse a se tornar Rei em Israel, podendo então obter alguma vantagem por tê-lo seguido desde o princípio do seu ministério. ( Jo 6:14-15). A segunda situação nos expõe a preocupação daqueles que são discípulos, mas não conseguem se desvencilharem da família!. A preocupação deste outro, era com a segurança e o bem estar de seu pai. A resposta de Jesus, nos mostra muito bem que temos que deixar tudo para trás, inclusive a família. Veja o disse Jesus no evangelho de Lucas: Grandes multidões o acompanhavam, e ele, voltando-se, lhes disse: "Se alguém vem a mim e não aborrece a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs e ainda a sua própria vida, não pode ser meu discípulo." (Lc 14:25-26)

Isto nos mostra, que na atualidade, muitos dos que dizem serem discípulos de Jesus e segui-lo fielmente, enquadram-se perfeitamente em uma destas duas situações. No primeiro caso, esperam depois de muitas contribuições, dízimos e ofertas, e muito tempo servindo a instituição chamada igreja, obterem o favor de Deus, dando-lhes casas, carros, polpudas quantias em dinheiro, viagens ao exterior e etc. No segundo caso, seguem a Jesus, mas este não tem a prioridade em suas vidas; a família vem em primeiro lugar! Não que tenhamos que abandonar ao léu da sorte os nossos familiares, não é isto o que Jesus nos diz, mas que entre escolher o que deve vir primeiro, que não sejam os interesses materiais da família, mas os do Reino de Deus.

Disse Jesus: “Buscai em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça, e as demais coisas vos serão acrescentadas.” (Mt 6:33).

3 - EMBORA NO MEIO DA MULTIDÃO, TIVESSE PESSOAS QUE NÃO SEGUIAM REALMENTE A JESUS, UMA PEQUENA PARCELA DESTA, ERA CONSTITUIDA DOS CHAMADOS E ESCOLHIDOS PARA SEREM DISCIPULOS.

O texto que propomos como base para este sermão nos diz o seguinte: "Então, Pedro começou a dizer-lhe: Eis que nós tudo deixamos e te seguimos." (Mc 10:28).

Quando Jesus encontrou os seus discípulos, que ainda não eram discípulos neste momento, chamou-lhes para um caminho sem volta, sem fama e sem recompensa material. Estes, contudo, atenderam-lhe o chamado sem perguntar-lhe o que receberiam. Só um tempo depois, já próximo do meio do ministério de Jesus é que eles foram informados da recompensa reservada para eles: A VIDA ETERNA!.

Nada pode comparar-se com a promessa de Deus de uma vida eterna.

As riquezas são passageiras, a beleza é passageira, a fama é passageira, o vigor físico é passageiro, tudo um dia vai se acabar. Desta terra não levaremos absolutamente nada para o tumulo. Porém, na vida além tumulo, poderemos levar com certeza a nossa esperança, pois ainda que nosso corpo, a casa terrestre vier a desfazer-se, temos contudo uma casa no céu, não feita por mãos humanas, um tabernaculo eterno e celestial, um corpo não mais sujeito ao pecado e suas conseqüências, um corpo dotado da VIDA ETERNA, que é a maior recompensa que um cristão possa desejar por ter seguido o GRANDE MESTRE JESUS!.

CONCLUSÃO: - Quero concluir, lendo as palavras de Paulo na carta aos Romanos, capítulo 8 versículos 18 a 39. Amém.


Pr. Ubirajara Quintino
Igreja Evangélica Presbiteriana Ebenézer

Nenhum comentário:

Postar um comentário