sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

OUVINDO DEUS NAS DECISÕES


Texto: - Juízes 6:11-40

Introdução: - Você já parou para pensar em quantas vezes tomou decisões erradas?. Eu me arrependo de algumas decisões que tomei na vida, decisões estas que me causaram prejuízos financeiros, tristeza familiar e angústia na alma, particularmente falando. Se pudéssemos, voltaríamos no tempo e reveríamos estas decisões, ou seja, tomaríamos decisões diferentes daquelas! O tempo, porém não volta!. E é preciso cuidado para não incorrermos nos mesmos erros. Mas de que forma, podemos tomar decisões sem errar?. Como servos de Deus, devemos ouvi-lo e seguir suas orientações!

No texto proposto, vamos observar algumas lições, que nos são transmitidas através de Gideão, juiz de Israel em tempo de crise.

1 – A DECISÃO A SER TOMADA É UM DESEJO, UM SONHO OU NECESSIDADE?

Existe uma diferença muito grande entre um desejo e uma necessidade. Geralmente erramos quando as decisões que temos que tomar, são oriundas, ou seja, vem de um desejo ou um sonho. Sonhamos com uma casa maior, um carro novo, outra cidade, outro emprego e nem nos damos conta que estas coisas podem mudar para sempre a nossa vida, para bem ou para mal.

Colocamos muitas vezes o desejo ou sonho em prática, sem consultar ninguém, nem mesmo a Deus. Por quê?. Por que achamos que por se tratar de algo de natureza particular, não há necessidade de uma orientação divina. È preciso entender que Deus quer nos orientar em tudo, contudo é preciso estar preparado para receber um não como resposta de Deus, por se tratar de desejo não de uma necessidade. Sabendo disto muitos cristãos se recusam ouvir a Deus e cometem erros que mudam o curso da vida, às vezes com prejuízos irreparáveis!.

Mesmo na necessidade, na ordem dada pelo próprio Deus, é preciso ouvi-lo. (Vers. 11-15).

2 – COMO SABER SE A ORDEM OU NECESSIDADE É MESMO DIREÇÃO DE DEUS?

Pedindo a Deus que nos dê um sinal!. Foi o que fez Gideão! Geralmente se ouve que o pedido de Gideão é uma demonstração de falta de fé ou incredulidade. Não creio assim. Vejo nesta atitude, a busca de segurança naquilo que se vai fazer. È para ir à guerra?. Vamos então com total confiança de que o Senhor irá conosco. Na dúvida busque confirmação!. Deus pode nos falar de varias maneiras, aqui ele está demonstrando o seu querer através do fogo que consome a oferta oferecida por Gideão, bem como através de sua manifestação no milagre da porção de lã, colocada por Gideão sobre a eira! Ele estava se perguntando: Foi o Senhor mesmo que falou comigo?. Você também pode pedir um sinal a Deus: Um hino que fale da sua necessidade, a pregação da noite, que pode ser esclarecedora, uma palavra de alguém que desconhece o problema, a solução de algum problema difícil, enfim, Deus pode usar várias maneiras de falar contigo para que não exista nenhuma dúvida na decisão a ser tomada. (Vers. 16-23; 36-40).

3 – O QUE FAZER DEPOIS DE OUVIR A DIREÇÃO DE DEUS?

Fazer tudo exatamente da maneira como ele falou!
Você iria à guerra, com um exercito reduzido a 300 homens, depois de ter ao seu dispor 32.000 homens?. (Cap. 7 vers. 1-3; 4-6).

Você iria à guerra, sem armas convencionais da época, mas somente portando trombetas, cântaros vazios e tochas de fogo?. (Vers. 16).

Deus falou?. Você confirmou a direção de Deus?. Obteve resposta favorável à decisão que precisa tomar?. Então faça da maneira que ele falou, não mude absolutamente nada e você verá a benção de Deus!.

CONCLUSÃO: - Salmo 1:1-3.


Pr. Ubirajara Quintino
Igreja Evangélica Presbiteriana Ebenézer

Nenhum comentário:

Postar um comentário